Após muitas reclamações de passageiros, as empresas que operam no aeroporto de Ilhéus (Gol, TAM e Trip) afirmam que seus horários atendem à região e que não voam à noite porque as restrições comprometem suas normas de segurança. O superintendente da Infraero, João Bezerra, afirmou que o aeroporto Jorge Amado está aparelhado com o NDB, que emite sinal de rádio de localização; com farol rotativo para direcionamento das aeronaves; o Papi, que são luzes de indicação de altitude e centralização da pista; e as luzes do balizamento que delimitam a pista. Vale ressaltar que Ilhéus perdeu cerca de 50% do fluxo de visitantes desde 2007, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) impôs limitações ao terminal, disse o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Luigi Massa. Segundo ele, turistas se queixam de ter que pousar em Salvador ou Vitória e vir para Ilhéus de ônibus. As empresas do Polo de Informática, responsáveis por 15% dos computadores fabricados no País, também são atingidas pela falta de logística, principalmente porque o terminal não é alfandegado. A esperança da comunidade regional é a construção do novo aeroporto, que integra o complexo intermodal Porto Sul. Lançado em 2007, a previsão mais recente é de que as obras devem começar entre a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas, em 2016. Com informações do A Tarde.
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