Cerca de 20 posseiros que fazem parte do Território do Extremo Sul da Bahia, formado pelos 21 municípios da região, foram beneficiados com o certificado e título definitivo de posse da terra, garantido a eles o direito de explorar, produzir e gerar renda para sua sobrevivência e de toda a sua família.
Alguns desses posseiros aguardavam há muito tempo por este momento e graças a uma parceria entre os governos estadual e federal, o CDA – Coordenação do Desenvolvimento Agrário e o Território do Extremo Sul, várias pessoas estão sendo beneficiadas neste Território.
Foi assim que a Associação da Roça do Povo de Eunápolis compareceu com o número de seis posseiros beneficiados nesta primeira parte e que de agora pra frente já podem, inclusive, se beneficiar com créditos e financiamentos junto a repartições bancárias, como forma de conseguir empréstimos e outros incrementos que são direcionados para o homem do campo.
O Secretário da Agricultura da prefeitura de Eunápolis, Alik Maia, abriu os trabalhos para a entrega dos títulos da terra numa cerimônia que aconteceu na sede da própria secretaria, localizada no centro da cidade.
Segundo Maia, somente a união de todos, formando o Território do Extremo Sul, é capaz de fazer com que outros tantos títulos da terra sejam entregues na região, graças ao comparecimento dos seus associados às reuniões, fortalecendo cada vez mais os grupos que unidos produzirão cada vez mais, disse.
Segundo o professor Raimundo Alves, uma das lideranças do Território do Extremo Sul da Bahia, a entrega está acontecendo em toda a região, beneficiando todos os municípios, a começar por Eunápolis, estendendo-se por Cabrália, Guaratinga, Itamaraju, Prado, Alcobaça, Jucuruçu e Teixeira de Freitas, cada um representando outras localidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário