Porto Seguro é um dos municípios brasileiros que tem maior território com área preservada de Mata Atlântica. Proteger essa riqueza do patrimônio natural, com toda sua diversidade de fauna e flora, é o objetivo da administração Abade.
Alinhado a essa meta, a Secretaria de Meio Ambiente está intensificando as fiscalizações ambientais, conscientizando agricultores sobre os prejuízos ecológicos advém às áreas devastadas e estabelecendo medidas preventivas e de controle.
Lamentavelmente, todos os anos, ocorrem várias queimadas em áreas com Mata Atlântica, de forma criminal ou involuntária, por conta do ar seco em algumas épocas do ano e, também, por descuido da comunidade.
Nos últimos dias, duas queimadas aconteceram à margem do Rio Buranhém, próximo aos fundos do aeroporto internacional de Porto Seguro. O incêndio consumiu várias espécies nativas. “Estamos investigando para saber as causas de tais queimadas”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Élio Brasil.
A fim de evitar tais perdas ambientais, mas, em casos de situações de emergência nesse sentido, para ter como apagar ou controlar incêndios, o IBAMA convidou a Secretaria de Meio Ambiente para uma importante parceria: estruturar uma brigada para prevenção e combate aos incêndios florestais com atuação em todo o território municipal, que compreende 240 mil hectares de área.
A Brigada Prevfogo/IBAMA atuará, inicialmente, nesse último semestre de 2010, quando há maior incidência do problema na região. Sua sede vai funcionar no prédio da secretaria e contará com todos os instrumentos de segurança e de trabalho para combater fogo, além de veículo adequado, com tração nas quatro rodas.
Para compor o quadro de funcionários da Brigada Prevfogo, a secretaria de Meio Ambiente abriu edital para contratar 1 chefe de brigada, 2 chefes de esquadrão, 12 brigadistas de combate a incêndios. A remuneração vai de R$ 510,00 à R$ 1.020,00, além de auxílio alimentação, vale transporte, auxílio pré-escola e seguro acidente.
Os pré-requisitos exigidos estão no edital, publicado no site da prefeitura: www.portoseguro.ba.gov.br ou no edital fixado na recepção da Secretaria, situada na Rua Pero Vaz de Caminha, ao lado da Delegacia da Polícia Federal.
A inscrição para participar do processo seletivo é gratuita e pode ser feita até o dia 10 de setembro. Posteriormente, os selecionados participarão de curso de capacitação para atuar nas áreas florestais do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário